terça-feira, 9 de setembro de 2014

Notícias do Cerrado - ISPN celebra parceria de 20 anos com o PNUD na realização do PPP-ECOS

DSCN4855
A celebração de 20 anos da parceria entre ISPN e PNUD na realização do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) aconteceu na última segunda, 08 de setembro, na sede do PNUD. O evento foi marcado pela exposição “Extrativistas do Sertão” do fotógrafo Bento Viana e pelo coquetel da Cooperativa Central do Cerrado.

O programa foi criado em 1994 para apoiar projetos de organizações não-governamentais e de base comunitária com ações no bioma Cerrado, que geram impactos ambientais globais positivos, combinados com o uso sustentável da biodiversidade. Desde 2013, ampliou-se o programa para os biomas Caatinga e Amazônia (no arco do desmatamento).

O ISPN faz a coordenação técnico-administrativa do PPP-ECOS em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os recursos aplicados provêm do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e, mais recentemente, do Fundo Amazônia (BNDES).

Ao longo do período, o PPP-ECOS lançou 20 editais, alocando pouco mais de 10 milhões de dólares, o que permitiu a realização de 410 pequenos projetos. Isso significa um benefício direto a cerca de 10.000 famílias, uma área de 200.000 hectares conservada por pequenos produtores sob uso sustentável, enquanto as terras indígenas apoiadas cobrem mais de 5.000.000 de hectares.

Os pequenos projetos contribuem para o desenvolvimento de alternativas de organização, produção e comercialização que melhoram a qualidade de vida das comunidades locais, valorizam e preservam os recursos naturais e geram conhecimentos para aperfeiçoamento de políticas públicas.

Confira a seguir algumas fotos do evento:
Exposição “Extrativistas do Sertão”, com fotos de Bento Viana.
Luiz Roberto Carrazza da Central do Cerrado.
Evento de comemoração de 20 anos de parceria ISPN e PNUD.
Equipes ISPN e PNUD juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário