sábado, 13 de setembro de 2014

Experiência de produção agroecológica desenvolvida por assentamento de reforma agrária do MST na Bahia é destaque em documentário da tv francesa

 
Por Cláudio Lyrio
Coordenador Politíco - OCA

A experiência de produção agroecológica desenvolvida por homens e mulheres do Assentamento Terra Vista, em Arataca, sul da Bahia, com a produção de cacau orgânico baseado no sistema Cabruca é destaque no documentário "LE BRESIL PAR LA COTE". Um seriado de descobertas da costa brasileira com 05 episódios. Uma coprodução França - Brasil através das produtoras GEDEON PROGRAMMES e Gullane. O documentário apresenta as belezas e riquezas da costa brasileira, em mais de 8.000 quilômetros de extensão, com foco em seus aspectos naturais e geográficos, mas também na economia e cultura, facetas do país. Uma viagem fascinante através de uma exploração múltipla: aérea, terrestre, marítima, bem como cultural e humana. 

Na Bahia, projetos como o Tamar e Instituto Baleia Jubarte foram visitados, além de um passeio pelo centro histórico de Salvador. Em seguida, um encontro com Roberto e as embarcações tradicionais na Baía de Todos os Santos. Passando por Ilhéus, a expedição visitou um assentamento de reforma agrária do MST, em Arataca, que desenvolve práticas agroecológicas sustentáveis, que preserva a Mata Atlântica e produz cacau orgânico. 

O documentário apresenta o processo de produção do cacau orgânico, certificado pelo IBD (Instituto Biodinâmico), plantado à sombra da Mata Atlântica baiana, que promove a conservação da biodiversidade, bem como as pesquisas que são desenvolvidas em parcerias com universidades e centros de pesquisas regionais. Mostra também os desafios enfrentados na busca da reforma agrária em território baiano e o quanto é fundamental o processo educativo no desenvolvimento das práticas agroecológicas, na perspectiva de mudança de humanidade, aliada a agregação de valor e a busca de mercados para seus produtos.

Assista vídeo completo:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário