terça-feira, 14 de junho de 2011

Tecnologia Africana na Formação Brasileira


"A série Cadernos CEAP, que faz parte do Projeto Camélia da Liberdade, busca a cada edição dar contribuições inovadoras que possibilitem a consolidação da Lei nü 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da África e da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas das redes pública e privada do país.
Os cadernos servem de apoio aos professores, aos alunos da rede pública e privada de ensino, além de universitários, movimentos sociais, grupos do movimento negro, e a todos aqueles que têm compromisso com a construção de uma sociedade que prime pelo respeito à diversidade, que reconheçam os valores e as contribuições dos afrodescendentes na vida social do país."

Sandália em couro sudanesa, fabricada na região de Kano. Mercadorias desse tipo eram exportadas em grandes quantidades para a África do Norte

O caderno que trata da tecnologia africana na formação brasileira, foi elaborado pelo professor Henrique Cunha JR., Titular da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira. Membro Fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e do Instituto de Pesquisa da Afrodescendência (IPAD). 


Uma importante dica da nossa companheira Elaine Martins, coordenadora da OCA. Vamos divulgar esta publicação que desmitifica o eurocentrismo e nos ajuda a compreender a verdadeira contribuição dos povos africanos para a formação do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário