sexta-feira, 3 de junho de 2011

Programa de Educação Popular & Meio Ambiente:

A partir dessas transformações ocorridas na organização, novas frentes de trabalho foram articuladas. Assim, como parte do Programa de Educação Popular & Meio Ambiente, em 2008 foi realizado um trabalho de educação ambiental na Vila da Ponta da Tulha, litoral norte de Ilhéus, denominado Movimento Praia Limpa.
O trabalho foi construído em parceria com a Associação dos Moradores da Ponta da Tulha e Mamoan, apresentando três frentes de atuação: melhoria da infra-estrutura da comunidade, fortalecimento organizacional e conscientização ambiental. As ações desenvolvidas buscaram envolver os moradores nas discussões acerca dos problemas ambientais existentes na comunidade.
Campanha de Limpeza na Tulha: Multirão de recolhimento de lixo: Fevereiro/2008

Foram realizadas algumas reuniões com a Associação de Moradores e demais comunitários, onde foram retiradas algumas comissões para encaminhar propostas sobre os problemas existentes. A partir dessa discussão foi realizado um mutirão de conscientização sobre a questão do lixo na praia, coletando o lixo e distribuindo panfletos informativos aos banhistas, além da busca de melhorias na infra-estrutura de recolhimento de lixo na praia e na vila.
Campanha de Limpeza na Tulha: Entrega de panfletos para banhistas: Fevereiro/2008

Durante a semana do meio ambiente foram apresentados vídeos na escola, que tratavam da questão ambiental, realizando uma discussão a respeito dos problemas ambientais existentes na comunidade e como os moradores podem se organizar melhor para a busca das soluções.
A construção do Porto Sul passou a ser o principal problema sócio-ambiental existente na comunidade, pois havia pouca informação a respeito do processo e os impactos esperados teriam grandes proporções. Assim o trabalho da OCA centrou-se na questão da construção do porto, buscando informações e socializando com a Associação de Moradores e os comunitários, procurando construir alternativas de resistência.
Apresentação de vídeos sobre problemas ambientais na Escola da Ponta da Tulha: Junho/2008




Nenhum comentário:

Postar um comentário