domingo, 25 de maio de 2014

Território Litoral Sul participa da 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária em Salvador

Delegados representando o Território Litoral Sul participaram da 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária realizada de 21 a 23 de maio em Salvador. A conferência contou com a participação de mais de 500 pessoas, dentre as quais 322 delegados escolhidos nas 27 Conferências Territoriais. 
No encontro estadual foram escolhidos as propostas prioritárias da Bahia que serão apresentadas durante a Conferência Nacional e irão compor o plano Nacional de Economia Solidária. Também foram escolhidos os 100 delegados baianos que participarão da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, em Brasília, marcada para acontecer entre os dias 26 e 29 de novembro próximo. Os nomes foram distribuídos na seguinte proporção, conforme o regulamento geral da conferência estadual: 50% de representantes dos empreendimentos econômicos e solidários; 25% das entidades de apoio (assessorias); e 25% de gestores públicos.


Para Carlos Alberto (Garotinho), representante dos empreendimentos do Território de Identidade Litoral Sul, a 3ª Conferência Estadual foi um momento importante para conferir os avanços e avaliar os “gargalos” ainda existentes no setor. “A implantação de mais armazéns para comercialização dos nossos produtos é um ponto ainda a ser trabalhado”, diz.
Ano passado o Governo do Estado implantou, em Serrrinha, um Armazém de Economia Solidária à margem da BR 116, que serve de ponto de apoio para comercialização em rede dos produtos da agricultura familiar e economia solidária da região. São comercializados produtos de artesanatos de sisal, palha, tecido e madeira; doces, beijus, bolos, sequilhos, chocolate, cocadas, rapaduras; frutas desidratadas, hortifruti, café da chapada, feijão de Irecê, cachaças típicas, leite de cabra e iogurte.
Durante a solenidade de abertura foi assinado um Protocolo de Cooperação Federativa entre o Ministério do Trabalho Emprego (MTE), a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (Setre). Trata-se de Compromisso para implantação e manutenção de Centros Públicos de Economia Solidária com a finalidade de prestar assistência técnica e contribuir com a sustentabilidade de empreendimentos de economia solidária em mais 10 territórios do estado da Bahia.
Também foi assinado, entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão (Fapex), órgão da Universidade Federal da Bahia (UFBa), um convênio para fortalecer iniciativas de Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) da Região Nordeste, enquanto práticas de finanças solidárias voltadas ao desenvolvimento de comunidades, através do apoio a 20 BCDs já existentes, além da constituição de dez novos. O Convênio envolve recursos na ordem de três milhões reais.
O território Litoral Sul consegui eleger 07 delegados para a Conferência Naciona de Economia Solidárial, sendo 05 representando empreendimentos, 01 assessoria e 01 representando o poder público.
O Cineclube Mocamba, de Itabuna, estará repesentando os empreendimentos da Economia Solidária que atuam no campo da produção cultural da Bahia na Conferência Nacional em Brasília.

Estamos preparando um audiovisual retratando o evento, fiquem atentos.

Imagens fotográficas: Cláudio Lyrio

Cobertura colaborativa:

Um comentário:

  1. Nessa segunda tivemos uma grande conquista,o Governador Jaques Wagner concedeu isenção fiscal de ICMS para produtos da economia solidária.Parabéns para todos nós que lutamos e acreditamos nos nossos direitos e na economia solidária,seguindo com essa batalha que os resultados aparecem. Parabéns pelo blog,Claudio.Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente na conferência estadual em SSA.

    ResponderExcluir