domingo, 4 de maio de 2014

Morre d. Tomas Balduíno, aos 91 anos

Morreu na última sexta-feira (2) no Hospital Neurológico em Goiânia, às 23h30, o bispo emérito da cidade de Goiás, dom Tomás Balduíno, aos 91 anos de idade. O religioso estava internando há três semanas tratando de complicações cardíacas e de um câncer.

Em novembro do ano passado d. Tomas internou-se no hospital Pio XI, em Ceres, e depois foi transferido para Goiânia para tratar do coração e de um câncer de prótasta. Ficou vários dias na UTI, mas depois foi liberado. Essa nova internação foi mantida em segredo por familiares e religiosos dominicanos, ordem à qual d. Tomas era vinculado.

Desta vez d. Tomás teve uma trombo embolia pulmonar em consequência de uma incompatibilidade dos medicamentos para o câncer e o marcapasso. Ele passou 12 dias no Hospital Anis Rassi, teve um dia de alta e depois foi levado para o Neurológico onde morreu depois de uma semana. 

Seu corpo será velado na Igreja São Judas Tadeu, no Setor Coimbra, até às 10h de domingo (4), momento em que será celebrada a Eucaristia, e logo em seguida será levado para a cidade de Goiás, onde será velado na Catedral até às 9h de segunda-feira (5), e logo em seguida sepultado na própria Catedral.

A presidente Dilma Rousseff divulgou, neste sábado (3), nota de pesar pela morte de dom Tomás. Leia a nota na íntegra:

Foi com tristeza que soube da morte de dom Tomás Balduíno, incansável lutador das causas populares. Bispo emérito da cidade de Goiás, dom Tomás era um persistente.

Personagem central na fundação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), figura destacada na oposição ao regime militar, dom Tomás foi defensor intransigente dos direitos dos índios, dos trabalhadores sem-terra e dos mais pobres.

Em nome do governo brasileiro, rendo, nessa hora de dor, minhas homenagens à vida de dom Tomás.

CNBB divulga nota de pesar pelo falecimento de dom Tomás Balduíno

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de pesar pelo falecimento de dom Tomás Balduíno. A nota é assinada pelo Presidente da CNBB e Arcebispo de Aparecida de São Paulo Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Leia, na íntegra, a nota:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunida em Assembleia Geral na cidade de Aparecida (SP), recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento do bispo emérito de Goiás (GO), dom Tomás Balduíno, OP, ocorrido ontem, em Goiânia (GO).

Este nosso irmão dedicou sua vida e ministério ao serviço do Povo de Deus e à defesa dos direitos humanos, especialmente à causa dos pequenos agricultores e povos indígenas. Inspirado por seu lema episcopal “Homines Capiens” (Pescador de Homens), aprendeu a língua dos índios Xicrin, do grupo Bacajá, e Kayapó e também se tornou piloto de avião para melhor atender as comunidades indígenas.

Em 1965, foi nomeado Prelado de Conceição do Araguaia (PA), e em 1967 foi transferido para a Diocese de Goiás, onde trabalhou por 31 anos. Marcou profundamente a história da Igreja no Brasil, ao colaborar na fundação do Conselho Indigenista Missionário, do qual foi o seu segundo presidente, e também da Comissão Pastoral da Terra, que presidiu entre 1997 e 1999, permanecendo como presidente de honra.

Ao manifestar pesar pela morte de dom Tomás, a CNBB presta sua solidariedade aos seus familiares, à Diocese de Goiás e à Ordem dos Pregadores. Eleva, ao mesmo tempo, uma prece de ação de graças por este nosso irmão que marcou sua trajetória pela entrega à causa do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário