sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reflexões Críticas na Audiência Pública do Porto Sul

O vídeo documenta os depoimentos de ambientalistas e moradores, contrários ao Porto da Bamin, durante a Audiência Pública no dia 29 de outubro de 2011 em Ilhéus. Na ordem, Renato Cunha (Movimento Ambientalista da Bahia), Ezaquiel (Liderança Jovem do Itarirí), Rui Rocha (Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz) e Paulo Emílio (Associação de Moradores da vila Juerana).

Mais informações: http://racismoambiental.net.br

Ezaquiel é filho de uma família de Agricultores tradicionais que vive na Região do Itariri, em Ilhéus-Ba. Está área está ameaçada pelo mega projeto Porto Sul, para escoar minério de ferro da BAMIN. São aproximadamente 4.000 pessas na área diretamente afetada pela poligonal. Estas pessoas estão sendo expulsas do lugar. Onde 4.000 pessoas estão gerando renda e têm qualidade de vida, o governo propõe empregar 1000.

Assentamento Bom Gosto e comunidades atingidas diretamento pela poligonal de desapropriação do Porto Sul, registram em vídeo, o lugar projetado para o retraporto de minérios, bem como, a riqueza natural existente nos morros, que segundo o EIA-RIMA serveria de barreira natural contra eventuais dispersões do pó de minério de ferro por via aérea. O vídeo teve o apoio da Comissão Pastoral da Terra, da Escola Agrícola, da Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável, e do Eco Estúdio na edição.

O flagrante inusitado, foi na Audiência Pública do Porto Sul, mostrando o novo presidente da companhia de mineração Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC), José Francisco de Viveiros, ao término da audiência, buscando aproximar-se dos principais críticos da implantação do Porto de Minérios da em Ilhéus

Entrevista exclusiva concedida ao jornalista Paulo Paiva, durante sua visita a Ilhéus em outubro de 2009, para participar do lançamento da Rede de Coalisão Sul da Bahia Justo e Sustentável. Naquela oportunidade, o ícone da luta pela democratização da informação ambiental, falou sobre esse tema, e também, sobre a polêmica do Porto de Minérios em Ilhéus.

SOBRE VILMAR BERNA

Vilmar Sidnei Demamam Berna é gaúcho, nascido em 11/10/1956, em Porto Alegre (RS) e vive em Jurujuba, Niterói (RJ), em frente à Baía de Guanabara, numa comunidade de pescadores artesanais. Por sua luta constante pela formação da cidadania ambiental planetária foi reconhecido pelas Organizações das Nações Unidas -- ONU, em 1999, no Japão, com o Prêmio Global 500 Para o Meio Ambiente. Em 2002, recebeu o título de Cidadão Niteroiense e, em 2003, o Prêmio Verde das Américas, entre outros.

Participou da fundação de várias organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, dedicadas às lutas por um mundo melhor, mais ecológico, pacífico e democrático, entre as quais se destacam a UNIVERDE, em 1980, em São Gonçalo (RJ), os Defensores da Terra, em 1984, na Cidade do Rio de Janeiro, e mais recentemente a REBIA -- Rede Brasileira de Informação Ambiental, com sede em Niterói (RJ), da qual é editor voluntário da Revista do Meio Ambiente e do www.portaldomeioambiente.org.br distribuídos gratuitamente com o objetivo de contribuir na formação de uma nova consciência ambiental e na cidadania ambiental em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário