quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Vem aí a "Mostra do Audiovisual Cultural em Assentamentos Rurais da Bahia - Cine Mocamba – Agroecologia in foco"

Preparem a pipoca e apaguem as luzes!
A Mostra Audiovisual,
Cine Mocamba vai começar!


Democratizar o cinema e levá-lo para espaços públicos e populares é o que propõe a Mostra Audiovisual – Cine Mocamba que estará acontecendo nos territórios Baixo Sul, Litoral Sul e Costa do Descobrimento, mesorregião sul da Bahia, durante os meses de julho, agosto e setembro de 2012.

As características principais do sul da Bahia foram influenciadas pela história da colonização do Brasil, a exploração de seus recursos e belezas naturais e o cultivo do cacau. A crise do cacau na década de 90 abriu caminho para a alta concentração de assentamentos de reforma agrária, principalmente na região cacaueira, que veio se ampliando cada vez mais ao longo dos anos. Apesar da inegável importância para o desenvolvimento regional e nacional, em geral os assentamentos na Bahia acompanham o padrão de precariedade do meio rural brasileiro, refletindo uma posição de omissão do Estado. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, é riquíssimo em diversidade cultural o espaço dos assentamentos rurais de reforma agrária, abrigando uma intensa rede de relações interpessoais que propiciam inúmeras experiências práticas, produtivas, organizativas e culturais.

Voltada para o público dos assentamentos rurais de reforma agrária, de diversas faixas etárias, “Agroecologia in foco” é o tema desta nova edição. Inicialmente serão 03 assentamentos que estarão recebendo a Mostra, cuja programação conterá curtas, médias e longas metragens, documentários e animações. Seus objetivos são fortalecer os espaços coletivos dos assentamentos - contribuindo para a consolidação desses espaços culturais por meio da mostra de audiovisuais que tratem questões referentes à cultura e agroecologia - valorizar e divulgar produções audiovisuais, trabalhar a formação de plateia no meio rural e incentivar a criação de espaços de discussão a respeito das temáticas abordadas nos audiovisuais, além do cineclubismo e a produção de audiovisuais na região.

A comunidade dos assentamentos rurais contemplados com a Mostra e toda a região estão convidadas a prestigiarem esse evento cultural.

A Mostra do Audiovisual Cultural em Assentamentos Rurais da Bahia - Cine Mocamba – Agroecologia in foco foi premiada através do edital 01/2012 – Calendário das Artes promovido pelo Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

A entrada é franca. Boa sessão para todas e todos!

Cláudio Lyrio
Coordenador Geral e Produtor Executivo
Cineclube Mocamba

Nenhum comentário:

Postar um comentário