quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica


O FESTIT, Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica é um eco-festival que acontece durante um final de semana com espetáculos e oficinas de circo, dança, música, oficinas de artes plásticas, tendas de gastronomia, artesanato local e apresentação das Entidades e Instituições Comunitárias da Ilha de Itaparica.

Com abordagem socioambiental, o evento alia expressões artísticas com práticas de sustentabilidade para incentivar os moradores da região e turistas a adotarem hábitos sustentáveis, divulgar o potencial da localidade para o ecoturismo, além de dar visibilidade a novos artistas.

IIniciativa e realização da Associação Jub’Arte, com o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), apoio do Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Sebrae, Instituto Sacatar, Aliança Française de Salvador, Prefeitura de Itaparica e da Cambuí Produções.

Em sua primeira edição, o FESTIT causou forte impacto nas pessoas e na Ilha de Itaparica. Artistas de Itaparica, França, Itália, África do Sul, China, Irã, e Lituânia se apresentaram, na rua e no palco, durante dois dias, das 10h às 22h, na Praça do Mercado Municipal de Itaparica, trazendo um público diário de mais de 1.000 pessoas.

Ações de sustentabilidade

Tendo como premissa o conceito de sustentabilidade na condução de todos os processos do evento, serão desenvolvidas inúmeras ações de Responsabilidade Socioambiental, das quais destacamos:

Coleta seletiva do lixo e doação dos materiais recicláveis para catadores do município; 
Utilização de copos reutilizáveis; 
Tratamento do lixo orgânico produzido pelo Festival, pela criação de composteiras; 
Utilização de banheiros secos, que possibilitam a produção de adubo após a fermentação do material orgânico com a serragem; 
Disponibilização de textos com dicas de práticas ecologicamente corretas (utilização de papel reciclado); 
Exigência de Declaração de Não Utilização de Mão de Obra escrava ou infantil dos fornecedores do evento; 
Oficinas de Permacultura (construções ecológicas); 
Disposição de diversas placas de educação ambiental nos ambientes do Festival.

Maiores informações consulte: http://www.festivalilhadeitaparica.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário