segunda-feira, 20 de abril de 2015

Comunidades impactadas pela Fiol realizam encontros para reivindicar direitos

Trecho da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) vem impactando diretamente inúmeras comunidades no estado da Bahia, principalmente no município de Caetité, como é o caso de Curral Velho e Serragem.
(Por CPT Bahia)

Entre os impactos sofridos pelos moradores estão destruição de suas residências, como rachaduras nas paredes, destruição dos telhados, prejuízos e interrupção de áreas agrícolas e destruição e interrupção de estradas de acesso.

Diante desse cenário, foi realizada uma série de mobilizações no município. A comunidade de Serragem conseguiu no mês de março uma reunião com o poder público local e com representantes da Fiol e das empresas responsáveis pelo consórcio, que se comprometeram a revitalizar as estradas de acesso da comunidade que foram danificadas com a obra.

Já a comunidade de Curral Velho conseguiu uma reunião com o Ministério Público Federal (MPF) junto aos representantes da Valec e Consórcio (PAVOTEC). No encontro, apresentaram um levantamento dos impactos provocados pelo trecho da Fiol e denunciaram a situação na qual se encontram os moradores. Outra reunião foi marcada entre os moradores e representantes do Consórcio (PAVOTEC) para esse mês, quando serão negociadas as reivindicações da comunidade.

A organização da comunidade garantiu o encaminhamento de diversas solicitações registradas e entregues ao MPF, como o fim do trabalho noturno das obras, que tem prejudicado a população; reparação e indenização das casas ao término da obra; intensificação da molhagem das estradas; aviso com carro de som sobre os horários de detonações de explosivos; e aluguel social para os moradores que tiveram suas casas destruídas, enquanto uma nova residência não é entregue.

Para as famílias das comunidades, as conquistas obtidas são resultado da luta organizada e da mobilização, diante da falta de planejamento e preparo das empresas responsáveis pela obra, que colocaram em risco constante as populações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário