quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Pela primeira vez a Bahia receberá edição do Simpósio Internacional de Indicação Geográfica


A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, pela primeira vez será palco do principal evento de Indicação Geográfica já realizado no Brasil, o Simpósio Internacional de Indicação Geográfica. Na sua terceira edição, o evento, organizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz  (UESC) em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (iSUS) e o Instituto Biofábrica, traz, como tema principal “A origem territorial como ferramenta estratégica de diferenciação nos mercados”. O simpósio acontecerá de 18 a 21 de novembro no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães.

O III SIIG objetiva aproximar o tema Indicação Geográfica do seu público alvo, principalmente aqueles que buscam proteção legal para seus produtos, agregação valor e novos mercados. Está confirmada a participação de diversas autoridades brasileiras e internacionais que juntos estarão apresentando e discutindo o que está acontecendo no mundo e no Brasil, visando potencializar o surgimento de novas IGs em nosso país.

Indicação Geográfica (IG) é um tema relativamente novo no Brasil e em nossa região. De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) “as Indicações Geográficas se referem a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica específica. Seu registro reconhece reputação, qualidades e características que estão vinculadas ao local. Como resultado, elas comunicam ao mundo que uma certa região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo diferenciado e de excelência”. No Brasil ela se divide em duas categorias: Indicação de Procedência - nome geográfico de um país, cidade, região ou uma localidade de seu território que se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto ou prestação de determinado serviço e Denominação de Origem - nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

Para o III SIIG algumas novidades estão sendo preparadas paralelo ao Simpósio, a “1ª Feira interativa de Indicações Geográficas” (1ª FIIG), que visa promover e divulgar as IGs oficialmente reconhecidas no Brasil e já conta com cerca de 21 IGs nacionais confirmadas e a Feira Origem Bahia, que tem como objetivo principal apresentar as potencialidades de indicação geográfica dos produtos e serviços baianos.

Outra inovação é a abertura de inscrições para a participação de produtores rurais de forma individual e através de grupo de produtores organizados em associações, cooperativas e sindicatos. Este formato possibilita ao agricultor regional a oportunidade ímpar de conhecer um pouco mais sobre IG através dos minicursos, palestras e a presença de experiências concretas de IGs brasileiras. O evento trará ainda ambientes repletos de atividades culturais, apresentações de grupos regionais, visitas técnicas a áreas de produção do cacau cabruca, fábricas de chocolate e alambique.

A participação dos produtores(as) rurais e agricultores(as) familiares da região cacaueira da Bahia é importante nesse momento pois o potencial para adquirir IG na Bahia é enorme, tanto com produtos regionais quanto com serviços oferecidos. A região cacaueira da Bahia já está se organizando para dar entrada do pedido da IG “Sul da Bahia” junto ao INPI através da Associação Cacau Sul Bahia. A associação que visa proteger e preservar a paisagem da região, sua origem, história e cultura, valorizando o produto cultivado sob as árvores da Mata Atlântica, através de um método que busca conservar o meio ambiente o sistema Cabruca, em assembleia realizada no dia 31 de outubro, já apresentou toda documentação que será depositada no INPI, com o aval do Ministério da Agricultura, para a criação da Identidade Geográfica do cacau sulbaiano.

Programação completa visitem:
http://nbcgib.uesc.br/nit/evento/siig/public/programacao.php

Maiores informações para inscrições para produtores rurais de forma individual e grupos de produtores organizados poderão ser feitas através link abaixo:
http://nbcgib.uesc.br/nit/evento/siig/public/inscricao.php

Outras informações visitem:
http://nbcgib.uesc.br/nit/evento/siig/public/index.php 

Nenhum comentário:

Postar um comentário