quinta-feira, 27 de junho de 2024

Olha só a importância do Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária "Agroecologia em Foco" que será executado em julho!

Cerca de 300 pessoas dos assentamentos "Dandara dos Palmares", em Camamu e "Dois Riachões, em Ibirapitanga, serão beneficiadas com mostras cineclubistas, oficinas de formação em produção audiovisual com o uso do celular, cineclubismo e roda de conversa.

As unidades agrícolas têm experiências em produção agroecológica e orgânica nesse território e dificilmente teriam condições de acessar às atividades culturais em suas comunidades, sem esta iniciativa.

O projeto foi aprovado no Edital de Chamamento Público Lei Paulo Gustavo Nº PG08/2023 Cineclubes, Mostras, Festivais e Eventos no Audiovisual e tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia Através da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT) e do Governo Federal através do Ministério da Cultura (MINC) de acordo com a Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Assentamentos de Reforma Agrária na Bahia recebem visita técnica do Projeto Mostra Cineclubista “Agroecologia em Foco”

Representantes do Ponto de Cultura OCA- Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica e a equipe executora do Projeto do OCA “Agroecologia em Foco”, estiveram com os coordenadores dos assentamentos de reforma agrária Dois Riachões, em Ibirapitanga, e Dandara dos Palmares, no município de Camamu, onde a equipe também se reuniu com os professores da escola municipal. As unidades agrícolas estão localizadas no Território Baixo Sul da Bahia. A visita técnica teve o objetivo de apresentar a proposta e o cronograma das ações do Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária "Agroecologia em foco", aprovado no Edital de Chamamento Público Lei Paulo Gustavo Nº PG08/2023 Cineclubes, Mostras, Festivais e Eventos no Audiovisual com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), e do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (MINC) de acordo com a Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

O projeto “Agroecologia em Foco”, sob a coordenação do produtor executivo e gestor cultural Cláudio Lyrio, vai oferecer, no mês de julho, 2 dias de ação cineclubista nos assentamentos citados, com exibições de audiovisuais nacionais e a realização de oficinas de formação em produção audiovisual com o uso do celular e cineclubismo, além de roda de conversa. A equipe do projeto que foi preparada durante a Oficina de Acessibilidade Cultural, no início de junho, para atender também pessoas com deficiência (PCD), dialogou com as comunidades sobre a importância das ações para o desenvolvimento sustentável, fortalecimento da cultura regional, da organização comunitária, da economia solidária e da agroecologia, envolvendo, principalmente, a juventude agrária. Este público terá a oportunidade de capacitar-se para produzir seus próprios materiais audiovisuais como forma de perpetuar a cultura e economia local.

A equipe enfatizou ainda a importância da parceria com as escolas municipais rurais de outros assentamentos para potencializar a formação de plateia no meio agrário, e a possibilidade de firmar parceria com o Ponto de Cultura OCA para a elaboração de novos projetos e captação de recursos na área da cultura, por meio da Lei Aldir Blanc 2 (LAB), objetivando integrar os moradores dos assentamentos (crianças, jovens, adultos e idosos).


Os coordenadores dos assentamentos relataram o entusiasmo em ver um projeto de extrema importância para os assentados de reforma agrária que carecem de ações cineclubistas e produções audiovisuais, e estão na expectativa de receberem a equipe executora. As ações acontecerão nos dias 20 e 21 de julho, no Assentamentos Dandara dos Palmares, em Camamu, onde moram 75 famílias que vivem da produção agroecológica, tendo o cacau como produto principal para subsistência e fabricação do próprio chocolate, atualmente, comercializado para marcas conceituadas.

Nos dias 27 e 28 de julho, será a vez do Assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga, referência na Bahia na produção de cacau fino com a comercialização anual de cerca de 30 toneladas em uma área de cerca de 406 hectares distribuídos entre mata atlântica, capoeira, cacau cabruca e área de proteção ambiental (APP). Lá, há vários jovens com formação técnica em agropecuária, em agroecologia, enfermagem, direito, geografia e administração, além de crianças que participam do processo pedagógico com o teatro infantil dos sem terrinhas.


Siga o perfil @cine_agroecologia no Instagram e acompanhe também as ações do Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária "Agroecologia em foco" nos blogs Cineclube Mocamba e OCA.


quinta-feira, 20 de junho de 2024

O Ponto de Cultura OCA - Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica, apresenta o Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária “Agroecologia em foco”

 

A partir de hoje, você vai ficar por dentro desse projeto que vai oferecer sessões cineclubistas com a exibição de audiovisual nacionais, seguida de roda de conversa sobre os temas apresentados, além de oficinas de formação em produção audiovisual com o uso do celular e cineclubismo.

As ações serão voltadas para jovens de dois assentamentos de reforma agrária, nos municípios de Camamu e Ibirapitanga. Eles devem estar ansiosos para aprender!

O projeto foi aprovado no Edital de Chamamento Público Lei Paulo Gustavo NºPG08/2023 Cineclubes, Mostras, Festivais e Eventos no Audiovisual e tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia Através da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT) e do Governo Federal através do Ministério da Cultura (MINC) de acordo com a Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

Fique atento aos nossos conteúdos aqui no perfil no Instagram @cine_agroecologia

#agroecologiaemfoco #agroecologiabahia #agroeocología #agroeocologiaoca #cineagroecologia #assentamentodereformaagraria #audiovisual #editalLPG #secultba #minc #pracegover #pratodasaspessoasverem #pratodosverem

Vídeo mostra uma mulher de óculos e camisa preta interpretando em libras o texto sobre o Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária “Agroecologia em Foco”.


terça-feira, 18 de junho de 2024

O Ponto de Cultura OCA - Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica, apresenta o Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária "Agroecologia em foco"

 A partir de hoje, você vai ficar por dentro desse projeto que vai oferecer sessões cineclubistas com a exibição de audiovisual nacionais, seguida de roda de conversa sobre os temas apresentados, além de oficinas de formação em produção audiovisual com o uso do celular e cineclubismo.

As ações serão voltadas para jovens de dois assentamentos de reforma agrária, nos municípios de Camamu e Ibirapitanga. Eles devem estar ansiosos para aprender!

O Projeto foi contemplado no edital Lei Paulo Gustavo e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia Através da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT) e do Governo Federal através do Ministério da Cultura (MINC).

Fique atento aos nossos conteúdos no perfil @cine_agroecologia e no blog do Cineclube cinemocamba.blogspot.com 

#cineagroecologia #agroecologiaemfoco #audiovisual #editalLPG #cineclubemocamba #assentamentodereformaagraria #secultba #minc

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária "agroecologia em foco" promove capacitação em acessibilidade cultural com foco no audiovisual

Diariamente, pessoas com deficiência ainda enfrentam diversas barreiras por causa da falta de acessibilidade. E mesmo com a existência de diversas leis que exigem a acessibilidade em todos os estabelecimentos, sejam eles espaços públicos ou empresas privadas, ambientes físicos ou digitais, a luta das pessoas com deficiência é um desafio constante. Mas um outro agravante é a dificuldade dessas pessoas em ter acesso à cultura por falta de projetos que contemplem ações com acessibilidade.

Pensando nisso, o Ponto de Cultura OCA - Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica (OCA), realizou uma capacitação gratuita em acessibilidade cultural com foco no audiovisual para profissionais de diferentes áreas, no sábado, dia 01 de junho, na Sala Zélia Lessa do Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. O objetivo foi preparar especialistas para atuarem no campo das políticas culturais, orientando e implementando conteúdos, ferramentas e tecnologias de acessibilidade. “Somos uma equipe engajada nas ações culturais, sociais e ambientais que busca realmente fazer a diferença na vida das pessoas. Por isso é importante aprimorar as técnicas de acessibilidade para que a nossa produção chegue a um número maior de pessoas com deficiência (PCD). Finaliza Cláudio Lýrio que é produtor executivo do projeto.

A oficina foi ministrada pela intérprete de libras Roberta Brandão, especialista em acessibilidade há mais de 15 anos, que apresentou conceitos, exemplos e leis de acessibilidade, ações e estratégias de comunicação nas mídias sociais, além de provocar reflexões e discussões através de dinâmicas com os participantes. Roberta enfatizou o princípio da acessibilidade que é pensar em todo mundo sem deixar ninguém pra trás e fez uma provocação aos produtores de conteúdo:  “se você pode fazer um vídeo com todas as ferramentas de uma produção audiovisual, por que só contemplar um determinado público? Por que selecionar quem pode receber a informação ou não?”. Finaliza.





A presidente da Associação de Surdos de Itabuna (ASSI), Marianna Santtos, também contribuiu com seu depoimento sobre a dificuldade de encontrar informações com acessibilidade para a comunidade surda, e enfatiza: “A gente não costuma ver tradução,  nem a presença do tradutor nos conteúdos produzidos. Às vezes, encontramos legenda, mas eu não domino perfeitamente todos os termos da língua portuguesa.  A gente precisa caminhar muito na acessibilidade”. Desabafa.


A oficina de capacitação também abordou sobre Agroecologia, sustentabilidade, justiça social e segurança alimentar com a engenheira agrônoma e especialista em Agroecologia, Elaine Martins que também é coordenadora de secretaria do OCA. A  atividade fez parte do Projeto Mostra Cineclubista em Assentamentos de Reforma Agrária “Agroecologia em foco”  que vai oferecer, no mês de julho, uma oficina de formação em produção audiovisual com o uso do celular e uma oficina de cineclubismo para jovens de assentamentos em Ibirapitanga e Camamu, no Território Baixo Sul.

O projeto Mostra Cineclubista ‘Agroecologia em Foco’ foi aprovado no Edital de Chamamento Público Lei Paulo Gustavo e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia Através da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT) e do Governo Federal através do Ministério da Cultura (MINC).

Para mais informações sobre o Projeto, acesse as redes sociais  da Estação Orgânica, do OCA e Cineclube Mocamba.

Assista ao convite da oficina: https://www.youtube.com/watch?v=hpKDeFHs5kY