Lançamento da Agenda Tecnológica da IG Cacau e a participação da Harald marcam evento.
A segunda edição do Seminário Florestas de Chocolate acontecerá hoje e amanhã, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, com o mote Sul da Bahia: uma História de Sustentabilidade. O tema dialoga com toda a programação do evento e propõe chamar a atenção para potencialidade da região em economia sustentável a partir da produção de produtos da cadeia do chocolate. A proposta do Seminário é promover a integração do trade turístico da Costa do Cacau / Bahia com a cadeia produtiva do cacau e do chocolate gourmet brasileiro. A realização é do Instituto Cabruca, da Prefeitura Municipal de Ilhéus e do Festival Aleluia Ilhéus.
Na abertura do evento teremos a palestra “Turismo e Sustentabilidade” com Alessandra Schneider, mestre em Turismo pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária, na Espanha, e pela Universidade de Brasília (UNB). Idealizou produtos turísticos e desenvolveu operação de receptivo nacional e internacional em oito estados do Brasil. Membro do corpo técnico do Instituto Ecobrasil, ela presta consultoria em projetos públicos, privados e do terceiro setor, ligados à atividade turística e ao desenvolvimento sustentável.
A programação se encerra com a apresentação da Agenda Tecnológica da Indicação Geográfica do Sul da Bahia, no dia 17, às 16h10. Sobre a iniciativa, o palestrante Gesil Sampaio, do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Cruz, explica: “a proposta é o estabelecimento de mecanismos que sirvam tanto para transferência eficiente dos resultados das pesquisas feitas nas instituições acadêmicas da região para o setor produtivo, quanto para a clara manifestação das necessidades percebidas pelos produtores, como inspiração para a realização de projetos científico-tecnológicos como bases para a inovação”.
O evento conta ainda com um stand da Harald, empresa 100% brasileira que atua em vários segmentos com um portfólio abrangente e adoção da mais alta tecnologia, o que garante a mesma posição de destaque entre os principais fabricantes de chocolates e coberturas da América Latina, além de ser uma das poucas empresas do setor a divulgar o percentual de cacau utilizado em seus produtos. “Para a Harald é muito importante incentivar este tipo de encontro. Nossa linha Harald Unique é feita quase que exclusivamente com cacau da Bahia e nosso papel é incentivar o aprimoramento da produção local”, explica Ernesto Ary Neugebauer, presidente da empresa.
Também patrocinam o evento, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o IF Baiano - Campus Uruçuca, a Bahiatursa, o Projeto Corredores Ecológicos, o SEBRAE e outros parceiros e apoiadores.
Inscrição:
Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, no local do evento e assistir palestras que debaterão, entre outros temas: Turismo e Sustentabilidade; Estrada do Chocolate:Integração do Turismo à Cadeia do Cacau; Pesquisa Histórica-Cultural Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia; Turismo de observação de pássaros no Sul da Bahia e Regulamento de Uso Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia.
Fonte: http://www.cabruca.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário